Matilde Gaspar fez brilhar Portugal no Europeu de Natação DSISO
A nadadora Matilde Gaspar, atleta da APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra, clube filiado na Associação de Natação de Coimbra (ANC), teve uma participação absolutamente notável no 8.º Campeonato da Europa de Natação para Síndrome de Down (DSISO), que decorreu em Albufeira, entre 27 de outubro e 1 de novembro de 2025.
Num evento que reuniu mais de 100 nadadores de 16 países, Matilde conquistou cinco medalhas, três de ouro e duas de prata e ainda bateu dois recordes do mundo e vários recordes nacionais nas provas de 200 metros bruços, 1500 metros estilos e estafeta 4×50 estilos.
A atleta estabeleceu também novos máximos nacionais nos 50 e 100 bruços, 400 estilos e 800 livres, somando agora 11 medalhas em Campeonatos da Europa.
Com 19 anos, Matilde Gaspar compete pela APCC desde 2016 e é, atualmente, recordista mundial, europeia e nacional em várias distâncias e estilos, em piscina curta e longa. Treinada por Anabela Marto, coordenadora do Departamento de Educação Física e Desporto da APCC, a nadadora tem consolidado o seu estatuto como uma das melhores atletas mundiais da natação adaptada.
A seleção portuguesa esteve em excelente plano no Europeu, alcançando um conjunto impressionante de medalhas e recordes, confirmando o crescimento e a qualidade da natação adaptada nacional.
A Associação de Natação de Coimbra felicita a atleta Matilde Gaspar, a sua treinadora Anabela Marto e a APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra pelos extraordinários resultados alcançados, que dignificam o desporto adaptado e enchem de orgulho toda a comunidade de Coimbra.

